Um Pedaço de História Portuguesa em Cada Quarto de Hotel
Portugal tem uma história rica e, no bairro de Alfama, onde o Dalma Old Town Suites está localizado, você pode realmente sentir os ventos da história.
O Dalma Old Town Suites possui pisos que o levam de volta a diferentes épocas históricas. Cada quarto do Dalma Old Town Suites tem uma decoração única, que se refere a uma época específica e a um indivíduo histórico.
Bem-vindo a aprender mais sobre os famosos indivíduos históricos e ver como eles inspiraram a decoração dos quartos.
1 st Floor
Sebastião José de Carvalho e Melo, known as Marquis of Pombal
Sebastião José de Carvalho e Melo, conhecido como Marquês de Pombal, era um estadista português do século XVIII. Ele foi o primeiro-ministro no governo de D.Jose I de Portugal de 1750 a 1777. Pombal foi notável pela sua liderança rápida e competente no rescaldo do terremoto de 1755 em Lisboa. Ele implementou políticas econômicas abrangentes em Portugal para regular a atividade comercial e padronizar a qualidade das instituições por todo o país. O termo Pombalino é usado para descrever não apenas o seu mandato, mas também o estilo arquitetônico adotado em Lisboa após o grande terremoto.
Maria I (Maria Francisca Isabel Josefa Antónia Gertrudes Rita Joana)
Maria I (Maria Francisca Isabel Josefa Antónia Gertrudes Rita Joana) (Lisboa, 17 de dezembro de 1734 – Rio de Janeiro, 20 de março de 1816), apelidada de “a Piedosa” e “a Louca”, foi a primeira Rainha de Portugal e Algarves desde 1777 e Rainha do Brasil a partir do final de 1815. De 1792 e até sua morte, o seu filho mais velho João atuou como regente do reino devido à sua doença mental. Era a filha mais velha do rei José I .
Manuel Maria de Barbosa l’Hedois du Bocage
Manuel Maria de Barbosa l’Hedois du Bocage (Setúbal, 15 de Setembro de 1765 – Lisboa, 21 de Dezembro de 1805) foi um poeta português e, possivelmente, o maior representante do arcadismo lusitano. Embora ícone deste movimento literário, é uma figura inserida num período de transição do estilo clássico para o estilo romântico que terá forte presença na literatura portuguesa do século XIX.
2nd Floor
Infante Dom Henrique de Avis
Infante Dom Henrique de Avis, (Porto, 4 de março de 1394 – Sagres, 13 de novembro de 1460), foi a mais importante figura do início da era das descobertas, popularmente conhecido como Infante de Sagres ou O Navegador. O Infante promoveu navegações pelo oceano Atlântico Ocidental, durante as quais foi «achado» o arquipélago da Madeira (1418/19), e descoberto o arquipélago dos Açores (1427). Ao mesmo tempo, incrementou as navegações ao longo da costa ocidental africana, no sentido sul. O grande obstáculo era o cabo Bojador que foi ultrapassado no ano de 1434, por Gil Eanes. A partir daí, com a quebra da grande barreira psicológica e geográfica que era este Cabo, o rumo das navegações para sul estava facilitado.
Luís Vaz de Camões
Luís Vaz de Camões (Lisboa 1524 — Lisboa, 10 de junho de 1579 ) considerado uma das maiores figuras da literatura lusófona e um dos grandes poetas da tradição ocidental. Frequentou a corte de D. João III, iniciou a sua carreira como poeta lírico e envolveu-se, em amores com damas da nobreza além de levar uma vida boémia e turbulenta, feriu um servo do Paço e foi preso. Perdoado, partiu para o Oriente, onde escreveu a sua obra mais conhecida, a epopeia nacionalista Os Lusíadas. Camões foi um renovador da língua portuguesa e fixou-lhe um duradouro cânone; tornou-se um dos mais fortes símbolos de identidade da sua pátria e é uma referência para toda a comunidade lusófona internacional.
Vasco da Gama
Vasco da Gama (Sines, Portugal, 1469 — Cochim, Índia, 1524) foi um navegador e explorador português. Na Era dos Descobrimentos, destacou-se por ter sido o comandante dos primeiros navios a navegar da Europa à Índia, na mais longa viagem oceânica até então realizada, superior a uma volta completa ao mundo pelo Equador. No fim da vida foi, por um breve período, Vice-Rei da Índia.
3rd Floor
Roberto Ivens
Roberto Ivens (São Pedro, Ponta Delgada 12 de junho de 1850 — Dafundo, Oeiras 28 de janeiro de 1898), foi um oficial da Armada, administrador colonial e explorador do continente africano, português. Em 19 de abril de 1883, é nomeado vogal da comissão encarregada de elaborar e publicar uma colecção de cartas das possessões ultramarinas portuguesas. Roberto Ivens foi encarregado de proceder a reconhecimentos e explorações necessários para se reunirem os elementos e informações indispensáveis a fim de se reconstruir a carta geográfica de Angola. Era preciso demonstrar a presença portuguesa no interior da África austral, como forma de sustentar as reivindicações constantes do mapa cor-de-rosa entretanto produzido. Após 14 meses de exploração, a 21 de junho 1885, a expedição chega finalmente a Quelimane, em Moçambique, cumpridos todos os objectivos definidos pelo governo.
Fernando António Nogueira Pessoa
Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de junho de 1888 — Lisboa, 30 de novembro de 1935), foi um poeta, escritor, publicitário, astrólogo, crítico literário, inventor, empresário, tradutor, correspondente comercial, filósofo e comentarista político português. Fernando Pessoa é o mais universal poeta português. Por ter sido educado na África do Sul, numa escola católica irlandesa, chegou a ter maior familiaridade com o idioma inglês do que com o português ao escrever os seus primeiros poemas nesse idioma. Considera-se que a grande criação estética de Pessoa foi a invenção dos heterónimos que atravessa toda a sua obra. Os heterónimos, são personalidades poéticas completas: identidades que, em princípio falsas, se tornam verdadeiras através da sua manifestação artística própria e diversa do autor original.
Carlos Viegas Gago Coutinho
Carlos Viegas Gago Coutinho (Lisboa, 17 de fevereiro de 1869 — Lisboa, 18 de fevereiro de 1959) foi um geógrafo, cartógrafo, oficial da marinha portuguesa, navegador e historiador. Juntamente com o aviador Sacadura Cabral, tornou-se um pioneiro da aviação ao efetuar a Primeira travessia aérea do Atlântico Sul, no hidroavião Lusitânia em 1922.
4th Floor
José Sobral de Almada Negreiros
José Sobral de Almada Negreiros (Trindade, São Tomé e Príncipe, 7 de Abril de 1893 — Lisboa, 15 de Junho de 1970) foi um artista multidisciplinar português que se dedicou fundamentalmente às artes plásticas (desenho, pintura, etc.) e à escrita (romance, poesia, ensaio, dramaturgia), ocupando uma posição central na primeira geração de modernistas portugueses.
Amália da Piedade Rodrigues
Amália da Piedade Rodrigues (Lisboa, 1 de Julho de 1920 — Lisboa, 6 de Outubro de 1999) foi uma fadista, cantora e actriz portuguesa, geralmente aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX. Está sepultada no Panteão Nacional, entre os portugueses ilustres.
Eusébio da Silva Ferreira
Eusébio da Silva Ferreira, (Lourenço Marques, 25 de janeiro de 1942 — Lisboa, 5 de janeiro de 2014), foi um futebolista português , nascido em Moçambique durante a época colonial. É considerado um dos melhores futebolistas de todos os tempos pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol. Recebeu a alcunha de “Pantera Negra” e ajudou a Seleção Nacional Portuguesa a alcançar o terceiro lugar no Campeonato do Mundo de 1966, sendo o maior marcador da competição. Ganhou a Bola de Ouro em 1965 e ficou em segundo lugar na atribuição da mesma em 1962 e 1966. Eusébio jogou pelo Sport Lisboa e Benfica 15 dos seus 22 anos. No Benfica ganhou 11 Campeonatos Nacionais.